MENSAGEM

 

Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,

 

 

Esta proposição pretende denominar uma via pública recém-aberta no Setor Itamaraty II, situada entre as Ruas Guajajaras e dos Pioneiros, em nossa cidade. Naquele local existia uma quadra de nº 11, com dimensões bem superiores ao tamanho normal pelos padrões municipais. Então, para facilitar o acesso dos moradores e da população em geral, a gestão de nosso Governo Municipal resolveu dividir a quadra nº 11 em duas, passando a outra a ser numerada de nº 11-A.

Como este logradouro ainda não é denominado, pretendo, com esta proposição, denominá-lo de “Rua Amando Miranda”, em homenagem ao falecido Sr. Amando Miranda da Silva.

O Sr. Amando era natural de São Raimundo Nonato / PI, nascido em 18/06/1947. Conheceu a Sra. Alzonira em Pernambuco, onde se casaram. Mudaram para São Paulo, onde trabalhou numa fábrica que produzia o famoso refrigerante “coca-cola”. Inteligente, percebeu o potencial econômico que nossa região oferece para quem está disposto a trabalhar, então, mudou com sua família para nossa cidade, no ano de 1979, naquela época conhecida como “Entroncamento do Xingú”, em busca de melhores condições de vida. Primeiramente, trabalhou como pedreiro, depois como garimpeiro. Após algum tempo voltou a trabalhar como pedreiro. Homem de família, juntamente com sua esposa tiveram 11 (onze) filhos: Valter Sousa Silva, Edvaldo Sousa Silva, Valdenice Sousa Silva, Israel Sousa Silva, Miriam Sousa Silva, Lidia Sousa Silva, Inouan Sousa Silva, Osana Sousa Silva, Eliseu Sousa Silva, Eliane Sousa Silva e Darlete Sousa Silva.

Congregava na Assembléia de Deus Ministério Seta, onde teve oportunidade de ajudar muitas pessoas, além de ter a honra de dirigir ponto de culto, tendo sido consagrado pastor antes de seu falecimento.

Cidadão cristão, humilde, honesto e pioneiro de nosso Município, que infelizmente veio a falecer em 08 de agosto do corrente ano, de parada respiratória que culminou em infarto. Homem sofrido, em vida teve que enterrar cinco filhos (entre eles o mais velho e o caçula) além dos pais. Com muito esforço conseguiu adquirir em nossa cidade, duas Quadras no Setor Itamaraty II, a nº 11 e 11-A, onde residiu com sua família a maior parte de sua vida, inclusive, após seu falecimento, nessas duas quadras residem, em sua quase totalidade, apenas membros da família. Segundo testemunho de uma de suas filhas, Sra Valdenice, o falecido Sr. Amando foi um pai presente, rígido, mas porque educava.

Dessa forma, creio que o finado Sr. Amando merece este tributo, por intermédio do qual sua história de vida não será esquecida.

Assim justificado, solicito aos nobres Edis que discutam e ao final, aprovem o presente Projeto de Lei.

 

 

Xinguara, 28 de agosto de 2015.

Amilton Pereira Cunha

         Vereador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE LEI Nº 26                            DE 28 DE AGOSTO DE 2015.

 

 

“DENOMINA “RUA AMANDO MIRANDA”, O LOGRADOURO SITUADO ENTRE A RUA GUAJAJARAS E A RUA DOS PIONEIROS, NO SETOR ITAMARATY II, NESTA CIDADE.”

 

 

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE XINGUARA, ESTADO DO PARÁ, aprovou e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica denominado “Rua Amando Miranda”, o Logradouro situado entre a Rua Guajajaras e a Rua dos Pioneiros, situado no Setor Itamaraty II, neste Município.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Gabinete do Prefeito Municipal de Xinguara, Estado do Pará, em 28 de agosto de 2015.

 

OSVALDO DE OLIVEIRA ASSUNÇÃO JÚNIOR
Prefeito Municipal

Vereador proponente:
AMILTON PEREIRA CUNHA