PROJETO DE LEI 37-2018 – CRIA E DENOMINA O CENTRO ADMINSTRATIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE XINGUARA COMO ITAMAR MENDONÇA – LEANDRO GOMES

 

MENSAGEM

 

Senhores Vereadores,

 

 

Itamar Rodrigues Mendonça era natural de Anicuns, Estado de Goiás. Foi o primeiro prefeito de Xinguara, quando disputou o pleito eleitoral pelo PMDB em 1982 e cumpriu mandato de 1983 a 1988. Depois, saiu vitorioso nas urnas, em 1996, para seu segundo mandato. Com uma forma carismática, Itamar sempre procurava manter uma relação junto a todos, inclusive com os próprios adversários políticos.

 

Seu jeito diferenciado de se relacionar era elogiado por todos, o que lhe rendia a marca de populista. Sempre participante na política Xinguarense ora como candidato, ora como apoiador, tinha o perfil de ser um político nato. Enquanto prefeito, realizou algumas obras que ficaram marcadas e seguem até hoje como referências de suas administrações.

 

Talvez, de tudo o que lhe veio a ser tido como referência, o setor mais povoado de Xinguara, não por acaso, é denominado Itamaraty. Bairro criado por ele e que possui casas populares o que era para o ex-prefeito motivo de orgulho pois a história da habitação popular de Xinguara tem a sua colaboração.

 

O falecimento do ex-prefeito de Xinguara, Itamar Rodrigues Mendonça, 61 anos, vítima de acidente de carro na BR 155, deixou a população com enorme pesar. Após circulação da notícia sobre o acidente, na noite do dia 13 de dezembro de 2015, muitas pessoas foram a Unidade de Pronto Atendimento de Xinguara sensibilizadas com o episódio, repercutido nas redes sociais, gerou grande comoção popular. A confirmação de sua morte foi um dos principais assuntos em toda a cidade, inclusive na região, pois, era um político conhecido por muitos.

 

Pelos relevantes serviços prestados à população Xinguarense, apresento este presente projeto de lei, visando denominar o Centro Administrativo da Câmara Municipal com o nome do Senhor Itamar Rodrigues Mendonça, para a apreciação dos nobres colegas vereadores contando com seus votos favoráveis no sentido de aprová-lo.

 

 

 

 

 

LEANDRO GOMES BARBOSA

Vereador Proponente

 

 

 

PROJETO DE LEI N.º 37/2018                                                           DE 27 DE AGOSTO DE 2018.

 

 

 

 

Dispõe sobre a criação e denominação do Centro Administrativo da Câmara Municipal de Xinguara “Itamar Rodrigues Mendonça”.  

 

 

 

O Município de Xinguara, através dos seus representantes na Câmara Municipal aprova e o Prefeito Municipal de Xinguara sanciona a seguinte Lei de autoria do vereador Leandro Gomes Barbosa:

 

Art. 1º Fica criado e denominado o Centro Administrativo da Câmara Municipal de Xinguara “Itamar Rodrigues Mendonça”.

 

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

 

 

 

Gabinete do Prefeito Municipal de Xinguara, Estado do Pará, aos 27 dias do mês de agosto de 2018.

 

 

 

 

 

OSVALDO DE OLIVEIRA ASSUNÇÃO JUNIOR

Prefeito Municipal