PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N. º 06/2017.

Outorga o Título Honorífico de Cidadã Xinguarense à Senhora Sarah Ester Santana Calandrini.

Faço saber que a Câmara Municipal de Xinguara aprovou e eu, Adair Marinho da Silva, presidente do Poder Legislativo, nos termos do Art. 50 da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno desta Casa de Leis a citar o Art. 24 em seu inciso XVIII e o Art. 99, em seu § 1º, promulgo o seguinte:

Art. 1º Fica outorgado o Título Honorífico de Cidadã Xinguarense à Senhora Sarah Ester Santana Calandrini pelos relevantes serviços públicos prestados à sociedade Xinguarense.

Art. 2º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio Jair Ribeiro Campos, em 29 de junho de 2017.

Adair Marinho da Silva

Presidente

DORISMAR ALTINO MEDEIROS

Vice-Presidente

Ébia Regina Mendanha da Costa

Secretária

MENSAGEM

A senhora Sarah Ester Santana, filha do senhor Raimundo Jurandi Araújo da Rocha e da senhora Raimunda Santana da Rocha, nasceu em 25 de março de 1965 na cidade de Belém, estado do Pará.

Casou-se em 04 de outubro de 1986 com o médico José Calandrini de Azevede Neto. Mudou-se para Xinguara, com o esposo, em fevereiro de 1988. O casal Sarah Ester Santana Calandrini e José Calandrini de Azevedo Neto tem três filhos: Aline Calandrini (Engenheira Civil), Suzanne Calandrini (Advogada) e João Calandrini (Engenheiro Civil).

No ano de 2001 tornou-se pecuarista conciliando esta atividade com a de comerciante no ramo de artigos para festas. Em 2009 filiou-se ao Sindicato dos Produtores Rurais de Xinguara tornando-se membro da Diretoria desta entidade no ano seguinte. Função que desempenha com maestria até os dias atuais.

No Sindicato Rural de Xinguara, destacou-se por estabelecer relevantes parcerias entre esta entidade e a iniciativa privada de modo a viabilizar o crescimento significativo da Feira Agropecuária de Xinguara – FAX, tornando este evento referência para o segmento da região e incluindo nossa cidade no roteiro nacional desta categoria de festividade.

Por ter sobressaído expressivamente no desempenho de suas funções frente à entidade referida, Sarah Ester Santana Calandrini foi convidada pela administração pública municipal a participar da equipe de captação de recursos da Prefeitura Municipal de Xinguara. Em virtude de ser fascinada por desafios e no intuito de possibilitar melhorias para Xinguara, aceitou o convite e atuou como Assessora de Captação de Recursos de janeiro de 2013 a maio de 2016.

No ano de 2015, Sarah Ester Santana Calandrini foi agraciada com a estatueta do Prêmio Mulher Padrão do Pará. A realização deste prêmio é do Conselho de Profissionais do Pará. De acordo com a organização, as homenageadas são mulheres atuantes, desafiadoras, competentes, com capacidade profissional exemplar e realizadora, que souberam conquistar e implantar determinação e competência com qualidade e honestidade.

Em razão do trabalho voluntário que executa desde 2010 na Realização do Concurso para a escolha da Rainha da Feira Agropecuária de Xinguara, Sarah Ester Santana Calandrini recebeu o prêmio THE BEST OF PARÁ realizado pelo Conselho de Eventos do Pará. Este reconhecimento foi muito merecido tendo em vista que o Baile realizado no âmbito da FAX é minuciosamente elaborado e o tema sempre é escolhido com muito esmero.

Mediante o exposto, inferimos que a senhora Sarah Ester Santana Calandrini preenche os requisitos legais para ser agraciada com o Título Honorífico de Cidadã Xinguarense, por ter prestado serviços de grande relevância à nossa comunidade.

Pela mulher batalhadora, empreendedora, exemplo de empoderamento feminino, excelente mãe e esposa, exponho o nome desta cidadã para a apreciação dos demais nobres vereadores e conto com o apoio de vossas excelências para a aprovação do projeto que ora apresento.

Palácio Jair Ribeiro Campos, em 29 de junho de 2017.

Leandro Gomes Barbosa

Vereador Proponente