INDICAÇÃO Nº 79-2023-Raimundo-Download pdf

INDICAÇÃO N.º 79/2023

Xinguara, 30 de agosto de 2023.

O vereador ao final subscrito, fundamentado no Regimento Interno dessa Casa, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal de Xinguara que, mediante órgão competente, adote providências para realizar uma ação para castração de animais domésticos que necessitam desse serviço e principalmente aqueles que se encontram em situação de abandono no município de Xinguara/PA.

A procura pela castração de pets tem aumentado nos últimos anos, pois, além de trazer diversos benefícios para a vida e saúde dos animais, é uma forma de impedir a reprodução sem controle. O procedimento é seguro e indicado para o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida do animal. Além de ser a medida mais segura e eficaz de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal.

A castração é a única maneira ética e eficaz de controle de animais abandonados, além de prevenir diversas doenças em cães e gatos. Porém, o número de castração só não é maior porque, infelizmente, esbarra na falta de informação. Ainda é muito comum o uso de medicamentos injetáveis, as chamadas vacinas anticio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem. O que poucos sabem, no entanto, é sobre o perigo desse método.

Diante o alto índice de animais recém nascidos abandonados, é de grande eficácia que seja feito um mutirão para castração desses animais, prevenindo assim o nascimento desenfreado de animais que, na grande maioria das vezes, são abandonados nas ruas da cidade.

Raimundo Coelho de Araújo

Vereador Proponente