INDICAÇÃO Nº 44-2023- Cleomar – patrolamento das estradas-Download pdf

INDICAÇÃO N.º 44/2023

Xinguara, 05 de maio de 2023.

O vereador que esta subscreve, fundamentado no Regimento Interno dessa Casa, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal de Xinguara que, mediante atuação da Secretaria Municipal de Obras, seja realizado o patrolamento das estradas que dão acesso ao entorno no Rio Araguaia, na região conhecida como Baixo Araguaia.

As estradas vicinais são, normalmente, indispensáveis ao escoamento da produção rural e à trafegabilidade de trabalhadores, moradores e estudantes da área da Região do Baixo Araguaia. No entanto, nas proximidades da alta temporada do veraneio do Rio Araguaia, o trânsito na mencionada região fica mais intenso em virtude dos preparativos dos chalés para receber os visitantes nos períodos de descansos.

Assim, desde o mês de maio já se verifica uma maior movimentação de caminhões que transportam a infraestrutura necessária para os chalés bem como de veículos de passeio na localidade em tela. Deste modo é imprescindível a intensificação do serviço de manutenção das vias que é ocasionada em virtude da atuação das frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Obras para garantir a manutenção das estradas através de patrolamento.

Estradas vicinais em boas condições de conservação e melhor trafegabilidade representam redução dos custos operacionais. Tal redução incide diretamente nos custos finais dos produtos transportados. Além da importância econômica, as estradas vicinais da Região do Baixo Araguaia proporcionam acesso às áreas rurais mais restritas e permite que a população possa desfrutar mais facilmente de serviços públicos e também de momentos de lazer no entorno do Rio Araguaia.

Cleomar Cristani

Vereador Proponente