INDICAÇÃO Nº 38-2024 – Eliane – mão única Cecília Meireles-Download pdf

INDICAÇÃO N.º 38/2024

Xinguara, 04 de março de 2024.

A vereadora que a esta subscreve, fundamentada no Regimento Interno dessa Casa, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal de Xinguara que, por intermédio do Órgão competente, seja estabelecida mão única de trânsito na Rua Cecília Meireles, entre a Avenida Hermes Dantas e a Rua Duque de Caxias.

A Rua Cecília Meireles, principalmente no trecho compreendido entre a Avenida Hermes Dantas e a Rua Duque de Caxias, é uma via de intenso movimento de veículos automotores e de pedestres em virtude da existência de diversos estabelecimentos comerciais e educacionais.

Para enfrentar um tráfego crescente de veículos e garantir mais segurança aos usuários, é necessário adequar o sistema binário no trânsito dessa via, ou seja, mão única. A intenção dessa ação é atender, inclusive, a necessidade de disciplinar a circulação de carros no entorno das escolas e de áreas com grande fluxo de automóveis.

No entorno de escolas, os próprios pais de alunos clamam por tais mudanças no trânsito, já que o tráfego nestes locais é bastante sobrecarregado em horários de picos (entrada e saída de alunos), como é o caso da Escola Dom Pedro II. Essa medida é importante para acompanhar o crescimento da Cidade, de forma ordenada, evitando agravamentos futuros para o trânsito.

Apesar de ser uma ação que incomoda muitos motoristas, por exigir que eles obedeçam ao sentido único em algumas vias, ela garante fluidez ao trânsito, evitando congestionamentos e diminuindo o risco de acidentes. Assim, é de extrema importância a implantação da mão única de trânsito, que atende principalmente a demanda de escolas e outros locais de grande fluxo de veículos.

Ciente da importância do ora indicado, solicito os apoios dos nobres colegas vereadores no sentido de aprovarem a presente Indicação.

Eliane de Souza Galvão

Vereadora Proponente