INDICAÇÃO Nº 20-2023-Nelcino-Download pdf

INDICAÇÃO N.º 20/2023

Xinguara, 03 de março de 2023.

O vereador ao final subscrito, fundamentado no Regimento Interno dessa Casa, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal de Xinguara que, mediante órgão competente, adote providências para disponibilização de receita médica em formato digital para a população que necessita fazer uso em nosso município.

A receita digital é uma importante inovação tecnológica que contribui na rotina dos médicos das mais variadas especialidades. Agora, ao invés de utilizar os receituários de papel, os médicos podem fazer a prescrição de medicamentos pelo computador ou dispositivo móvel.

Durante a pandemia da Covid-19, a prescrição digital ganhou os holofotes por conta das medidas de isolamento social e da regulamentação em caráter de emergência da telemedicina. A receita médica digital é um documento, com valor legal, assinado digitalmente, que é gerado via plataforma inteligente de prescrição digital.

Diante isso, solicita a disponibilização de receita médica em formato digital para a população que necessita fazer uso em nosso município, pois se trata de um recurso onde tornou-se essencial para garantir o acesso da população aos medicamentos, principalmente durante a quarentena provocada pelo Coronavírus. A receita digital viabiliza também uma das etapas mais importantes do tratamento e, ainda, ajuda a proporcionar segurança ao paciente garantindo o entendimento exato do produto prescrito na receita.

Nelcino Lopes de Oliveira

Vereador Proponente