INDICAÇÃO Nº 181-2021-Nelcino-Solic. atend. diferenc. diabét. red. mun. saúde-Download pdf

INDICAÇÃO N.º 181/2021

Xinguara, 23 de setembro de 2021.

O vereador abaixo assinado, consoante o Regimento Interno dessa Casa, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal de Xinguara que, mediante órgão competente, providencie atendimento prioritário para pessoas portadoras de diabetes no Município de Xinguara.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes é a sétima doença que mais mata ao redor do mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 (treze) milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A prioridade no atendimento em hospitais, clínicas, postos de saúde e laboratórios de coleta de sangue, públicos e privados, credenciados ou não à Rede Municipal de Saúde, deverão oferecer atendimento diferenciado às pessoas com Diabetes Mellius, que venham a fazer exames, dando-lhes prioridade no atendimento.

O diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina – hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) e transformá-las em energia. A doença pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

O diabetes provoca o aumento do apetite e muita sede, nos portadores, em decorrência do desequilíbrio energético que ocorre no corpo, de forma que há cuidados a serem adotados, pelos diabéticos, pelo resto da vida. O tratamento refere-se basicamente às mudanças de estilo devida, como a prática de exercícios físicos regulares e mudanças nos hábitos alimentares.

A demora no atendimento de pessoas com tal patologia provoca sofrimento, e tem consequências seríssimas, uma vez que a falta de glicose no organismo compromete o funcionamento do cérebro, acarretando consequências graves para o paciente. Conforme a gravidade da situação, podem ocorrer desmaios, tonturas, fraqueza e o paciente pode vir a óbito. Diabetes é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) e atinge crianças, adultos e idosos.

A prioridade ora proposta se equipara a dos idosos, deficientes e gestantes, devido ao risco de hipoglicemia que afeta os portadores desta doença quando se encontram em jejum prolongado; o paciente deve comprovar mediante apresentação de documentação referida que possui diabetes.

Recomenda-se que a rede de serviço responsável pela coleta de sangue fique responsável por identificar, no início do atendimento (triagem), os pacientes que possuem diabetes, para que assim seja dada prioridade aos exames.

A presente proposta tem por objetivo diminuir o tempo de espera para pessoas portadoras diabetes na realização de exames em jejum, como a coleta de sangue e ultrassonografia de abdômen, para que não fiquem muito tempo nas filas.

Nelcino Lopes de Oliveira

Vereador Proponente