INDICAÇÃO Nº 138-2021-Eliane – Const. Mini P. Saúde e contrat. técn. enferm. V. Água Fria-Download pdf

INDICAÇÃO N.º 138/2021

Xinguara, 28 de junho de 2021.

A vereadora ao final subscrita, fundamentada no Regimento Interno desta Casa de Leis, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal, que mediante o órgão competente, providencie a construção de um Miniposto de Saúde, bem como a contratação de 01 (um) técnico em enfermagem para o referido Posto, na Vila Água Fria, no Município de Xinguara.

A Vila Água Fria, ainda não dispõe de Posto de Saúde. Os moradores da Vila têm que se deslocar até a zona urbana de Xinguara, distante 27km (vinte e sete quilômetros), para serem atendidos pela rede pública de saúde. Há muitos anos, a população local tem reivindicado a construção de um Posto de Saúde, pois representaria melhoria na qualidade de vida, economia de tempo e de dinheiro. De início, a sugestão é a construção de um Miniposto e a contratação de um profissional técnico em enfermagem para lá laborar. Com o tempo o Miniposto poderia ser ampliado, de acordo com as necessidades locais. No Miniposto poderiam ser realizados procedimentos básicos, mas de grande importância, como: vacinação; curativos; verificação de glicemia e de pressão arterial; acompanhamento de pessoas idosas; acompanhamento de crianças; acompanhamento de diabéticos e hipertensos; etc.

Eliane de Souza Galvão

Vereadora Proponente