INDICAÇÃO Nº 122-2023-Nelcino-Download pdf

INDICAÇÃO N.º 122/2023

Xinguara, 01 de novembro de 2023.

O vereador abaixo assinado, fundamentado no Regimento Interno dessa Casa, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal de Xinguara que, mediante órgão competente, providencie a realização do cadastro de adesão na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.

O Governo Federal lançou no dia 26 de setembro de 2023 a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Esta estratégia é dividida em quatro principais eixos de conectividade: implantar infraestrutura de rede de acesso à internet em alta velocidade; disponibilizar acesso à internet com velocidade adequada; instalação de redes Wi-Fi nas escolas; e fornecimento de energia elétrica.

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, além de universalizar a conectividade, a “Escolas Conectadas” vai fomentar a equidade de oportunidades de acesso às tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Serão investidos R$ 8,8 bilhões para as ações relacionadas às Escolas Conectadas. Desse total, R$ 6,5 bilhões são do eixo “Inclusão Digital e Conectividade” do Novo PAC, que serão destinados para a implantação de conexão à internet e rede interna nas escolas.

Dessa forma, indico ao Poder Executivo para que faça o devido cadastro na plataforma do governo federal para adesão do município à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.

Nelcino Lopes de Oliveira

Vereador Proponente