INDICAÇÃO Nº 117-2021-Raimundo-Solic. elab. PL normas eleiç. Ag. Distrital-Download pdf

INDICAÇÃO N.º 117/2021

Xinguara, 31 de maio de 2021.

O vereador ao final subscrito, fundamentado no Regimento Interno dessa Casa, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal de Xinguara que, mediante órgão competente, elabore Projeto de Lei ou de Emenda à Lei Orgânica que institua eleições diretas para a escolha de Agente Distrital (subprefeito), dentre 03 (três) nomes de cidadãos residentes no Distrito, indicados pelo Prefeito Municipal.

Em linhas gerais, compete ao Agente Distrital representar os interesses da Prefeitura Municipal junto à população, aos órgãos públicos e entidades particulares ali sediados. Mais do que ocupante de um cargo político, o agente distrital é um intermediário entre a comunidade que representa e a Administração Pública, com papel relevante para a gestão do Município. Em nossa cidade, atualmente o Agente Distrital é de livre escolha do Prefeito Municipal, que tem o poder de nomeá-lo e exonerá-lo a qualquer momento. Nossa legislação local é omissa quanto à forma de escolha do Agente Distrital. Com o objetivo de democratizar a escolha do Agente Distrital, proporcionando uma margem de escolha aos cidadãos residentes nos Distritos de Xinguara, proponho que referidos Agentes sejam eleitos por voto direito e secreto dos eleitores do Distrito em questão.

Raimundo Coelho de Araújo

Vereador Proponente