INDICAÇÃO 92/2017 de 02 de outubro de 2017.
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,
O Vereador que esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, vem mui respeitosamente indicar ao Poder Executivo Municipal que através da Secretaria Municipal de Saúde realize um levantamento com quantitativo de pessoas com Autismo em nosso município, apresentando um planejamento de ações que envolvam a pessoa com autismo e toda matricialidade sócio familiar.
JUSTIFICATIVA:
Os Transtornos do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento que afeta de forma significativa a capacidade de interação social, as habilidades de comunicação social e comportamentos anti-sociais com repetições e interesses sem conexões com o contexto. Estes sintomas podem começar em qualquer momento da infância, especialmente antes dos 3 anos de vida. Os sintomas variam de intensidade de criança para criança e podem se apresentar desde traços discretos até severos, e a identificação pode ser facilitada e dificultada de acordo com a amplitude dos sintomas.
Identificar, portanto, um Autismo Leve muitas vezes é um desafio, pois quadros discretos são mais difíceis de ser diagnosticados. Além disto, o TEA é uma condição onde não existem exames de imagem ou de laboratórios que o comprovam, dependendo totalmente da observação clínica, comportamental, e do relato dos pais, cuidadores e da escola para confirmar ou descartar sua presença. Estes relatos podem ser desencontrados, incompletos, pouco entendidos por quem avalia ou minimizados por quem observa. Este processo pode levar a uma demora maior nas consultas e até possível desistência dos pais, ficando a criança sem uma definição e sem um possível tratamento que faria total diferença.
Considerando as informações aqui colocadas, e considerando as inúmeras reclamações de pessoas que não encontram serviços especializados para atendimento de tal complexidade no Sistema Único de Saúde é que solicitamos estas providências por conta do Poder Executivo.
Diante do exposto solicito a aprovação dos senhores vereadores nesta indicação.
Leandro Gomes Barbosa
Vereador Proponente