INDICAÇÃO 87∕2017
Xinguara, 25 de setembro de 2017.
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,
A vereadora que esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, vem mui respeitosamente solicitar do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, que seja implantado o Projeto “Farmácia Solidária”.
Justificativa:
A Farmácia Solidária é uma iniciativa sem fins lucrativos que estimula o espírito de generosidade entre as pessoas, por meio da entrega de medicamentos gratuitamente. Todos os medicamentos disponibilizados na Farmácia Solidária são obtidos por meio de doações da comunidade, médicos, indústrias farmacêuticas e distribuidoras de medicamentos, etc. As pessoas interessadas em receber medicamentos precisam realizar um cadastro e apresentar a receita médica ATUAL.
O projeto de implantação de Farmácias Solidarias pretende promover uma mudança cultural, em um País, cuja população desperdiça fartamente, inclusive medicamentos. O projeto busca inverter essa cultura, levando as pessoas a doarem os medicamentos que sobram, em suas casas. A verdade é que as prateleiras das residências vivem abarrotadas de medicamentos com prazos de validade vencidos e sem nenhuma utilidade. Deixam, assim, de cumprir a sua função precípua, que é a de manter a saúde e curar doenças. Se pensarmos que esse desperdício acontece em um País onde o acesso aos medicamentos ainda é marcado por dificuldades, devido ao baixo poder aquisitivo de grande parte da população, então os tons desse quadro ficam, ainda, mais sombrios.
Ciente da relevância deste tipo de inciativa, sugiro à Secretaria Municipal de Saúde que seja implantada o Projeto da Farmácia Solidária em nosso município. Esta é a minha indicação, salvo melhor juízo dos nobres colegas vereadores.
ÉBIA REGINA MENDANHA DA COSTA
Vereadora Proponente