INDICAÇÃO 143/2017                                                                    de 04 de dezembro de 2017.

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

O Vereador que a esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, vem mui respeitosamente indicar ao Chefe do Poder Executivo Municipal para que determine a reforma necessária da Escola da Vila Xinguarinha, inclusive instalando sistema de ar condicionado nela.

 

JUSTIFICATIVA:

 

             Para um bom aproveitamento do alunado com a Educação Escolar é necessário que o local onde se dá tal aprendizado seja um ambiente saudável. Salutar aqui ressaltar reportando-nos a dois conceitos de ambiente, o Espaço Físico e Clima emocional, convergentes entre si.

O ambiente como espaço físico diz respeito à parte tangível. O lugar tem sua delimitação, seus objetos, sua estrutura, seus equipamentos, sua luminosidade, temperatura, etc. todas essas questões estão vinculadas ao espaço físico.

 Um ambiente mal iluminado oferece riscos à saúde dos olhos. Um ambiente com uma temperatura desagradável, no nosso caso muito quente causa fadiga e desconforto, diminuindo o ritmo de trabalho e aprendizado e impactam diretamente na saúde e no bem-estar do alunado e professores.

Obviamente, falando de Clima enquanto ambiente intangível, ou seja, com as sensações, influenciadas pelo ambiente tangível que se vinculam às energias, positivas ou negativas; àquela sensação que nos faz sentir bem e felizes ou nos faz sentir incomodados e, nos casos mais graves, doentes.

Se não adoecemos o físico, adoecemos a mente e o espírito, ou tudo ao mesmo tempo. Portanto, quando falamos de ambiente saudável é necessário observarmos o espaço em toda sua dimensão: tangível e intangível.

Considerando tal análise é que venho propor a reforma dessa Escola como também o seu aparelhamento com sistema de ar condicionado, e assim sendo, solicito aos nobres colegas que apoiem esta indicação e após a devida aprovação neste Plenário, seja ela encaminhada ao Executivo Municipal, para as providências cabíveis.

 

Leandro Gomes Barbosa

Vereador Proponente