INDICAÇÃO 117 /2017                                                                    de 14 de novembro de 2017.

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

Com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, venho mui respeitosamente indicar ao Poder Executivo Municipal junto com a Secretaria Municipal de Educação para fazer constar no calendário das Escolas públicas municipais de ensino fundamental a execução do Hino Municipal.    

 

JUSTIFICATIVA:

Esta indicação tem por objetivo, ajudar resgatar as raízes de Xinguara e assim, enriquecer a nossa cultura.

 A falta de fomento neste sentido, causa o desinteresse dos alunos pela História e por outras disciplinas que eles não consideram importantes justamente pelo fato desses alunos não se sentirem inseridos nessa História ou no processo histórico a qual essa História se constrói.

Em um número alarmante de escolas e professores de História se deparam com uma realidade não muito plausível de que grande parte dos alunos não conhece a história de sua comunidade de seu Município ou seu Estado, prendendo-se apenas a História nacional desvinculada da sua realidade local e de seu contexto histórico local.

No nosso Município essa realidade é ainda mais complicada, uma vez que boa parte da população é oriunda de outras regiões do Brasil, onde a migração é constante até mesmo entre cidades vizinhas.

 O resultado é uma população adulta sem o mínimo de conhecimento histórico do município em que hoje habita. Mas aos poucos, se inserirmos hábitos que contribuam para o resgate dessa história reverteremos tal situação e no futuro nossa população mais idosa saberá contar a história aos pequenos a origem desta cidade.

Não pretendo aqui dizer que esta será a solução para o pleno resgate histórico cultural, mas sem dúvidas é uma ferramenta que despertará o interesse público, já que nele se exalta atributos positivos.

 Entretanto, como a história se constrói ao longo do tempo, quanto antes iniciarmos este resgate, maior a chance de sucesso.

Esta é a minha indicação, salvo melhor juízo dos nobres colegas vereadores.

AMILTOM PEREIRA CUNHA

VEREADOR