INDICAÇÃO 11-2019 download PDF

INDICAÇÃO 11/2019                               de 21 de janeiro de 2019.

enhor Presidente,

O Vereador que a esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, vem mui respeitosamente indicar ao Poder Executivo Municipal que adquira um terreno urbano visando a implantação de um horta comunitária no Setor Itamaraty.

JUSTIFICATIVA:

Eliminar terrenos baldios em áreas urbanas – que muitas vezes são utilizados como depósitos de entulho e se transformam em focos de doenças como a dengue –, produzir hortaliças para o consumo de escolas e famílias de baixa renda, melhorar a qualidade da alimentação destas pessoas com redução de gastos e ocupar cidadãos desempregados que moram nos centros urbanos. Estas são as vantagens da implantação de hortas comunitárias na cidade.

A horta comunitária é mantida por um grupo de pessoas da mesma comunidade. Este modelo de cultivo de verduras e legumes, também conhecido como horta coletiva, tem ajudado no combate à fome e na ocupação das pessoas, por meio do exercício da cidadania.

Na maioria dos casos, a produção das hortas comunitárias é feita a partir dos princípios de agricultura orgânica, ou seja, sem os inseticidas e fungicidas tradicionais, o que garante mais qualidade ao que é produzido.

Em geral, as hortas comunitárias são instaladas em lotes vagos e sua produção abastece famílias que moram perto destes terrenos.    Caso a Prefeitura Municipal de Xinguara não identifique uma área com estas características, sugiro que seja adquirido um terreno especificamente para esta finalidade.

Compreendendo a relevância do exposto, conto com os apoios dos nobres Pares no sentido de aprovarem a presente indicação a fim de que seja encaminhada ao Executivo Municipal para as providências julgadas cabíveis.

Leandro Gomes Barbosa

Vereador Proponente