ENCAMINHAMENTOS DA AUDIENCIA PUBLICA UNIFESSPA

XINGUARA, 18 DE ABRIL DE 2013, CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES.

O principal resultado e encaminhamento da Audiencia Publica UNIFESSPA, realizada em 18 de abril, proposta e coordenada pelo Vereador Claudio Marques (PT de Xinguara), foi a constituição do COMITE REGIONAL PRÓ UNIFESSPA, que se reunirá em 03 de maio do corrente ano, em Xinguara, das 09h as 18h, envolvendo Lideranças dos 15 Municípios do Sul do Pará.

Em 03 de maio, serão definidas as prioridades e estratégias de Implantação dos Três Campus UNIFESSPA (São Féllix do Xingu, Xinguara e Santana do Araguaia), a partir das vocações e demandas prioritárias do Sul do Pará, para as articulações, proposições, reivindicações e negociações com a Comissão Oficial do MEC e UFPA (Prof. Maurilio Monteiro, Profa. Hildete, Prof. Fernando Michelotti), Parlamentares Federais e Estaduais, Governo Federal, Governo Estadual, Prefeituras, Câmaras Municipais e Organizações da Sociedade Civil da região.

Esta articulação tem como objetivo a implantação da UNIFESSPA no Sul do Pará, considerando os Tres Campus da Região, para inicio de funcionamento do Ensino, Pesquisa e Estensão Acadêmica, já a partir de Janeiro de 2014.

Neste momento, as principais tarefas que temos que planejar, articular e reivindicar,  como resultados desta Audiência Publica realizada:

– Imediata reivindicação junto ao MEC dos valores financeiros que serão destinados do Orçamento de 2013 para aberturas de vagas de contratação de servidores e professores dos Três Campus UNIFESSPA do Sul do Pará (São Felix do Xingu, Xinguara e Santana do Araguaia);

– Realização, até dezembro de 2013, dos  Editais de Concurso Publico, para Servidores e Professores da UNIFESSPA;

– Definição das possibilidades de quantos e quais cursos de Graduação serão iniciados a partir de janeiro de 2014, nos Três Campus UNIFESSPA do Sul do Pará;

– Realização do Edital de Vestibular para os Cursos de Graduação que iniciarão em 2014, nos Três Campus UNIFESSPA do Sul do Pará;

– Projetos de Investimentos para construção e ampliação dos espaços físicos (estruturas administrativas e pedagógicas), dos Três Campus UNIFESSPA do Sul do Pará;

– Apoio e assistência estudantil: construção das Casas dos Estudantes e/ou bolsas estudantis, que ingressarem nos Vestibulares dos Tres Campus UNIFESSPA do Sul do Pará;

– Ampliação dos investimentos e qualificação do Ensino Médio na região para garantia de ingresso dos estudantes do Sul do Pará aos concursos vestibulares e/ou ENEM para UNIFESSPA.

– Garantia de oferta de CURSINHOS PRÉ VESTIBULAR

Ensino Médio no processo de vestibular e/ou ENEM para ingresso aos Cursos que serão ofertados pela UNIFESSPA.

– Garantia de que nos Concursos Publicos para Professores da UNIFESSPA, possam concorrer também os níveis de pós graduação (com titulo de especialização), possibilitando maior acesso dos professores da região do Sul do Pará ao quadro docente dos Três Campus UNIFESSPA.

Xinguara, 18 de abril de 2013. Mandato de Vereador Claudio Elias Marques, Partido dos Trabalhadores.