INDICAÇÃO Nº 32-2023-Nelcino-Download pdf
INDICAÇÃO N.º 32/2023
Xinguara, 05 de maio de 2023.
Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,
O vereador abaixo assinado, fundamentado no Regimento Interno dessa Casa, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal de Xinguara que, mediante órgão competente, a necessidade de dialogar com a BRK AMBIENTAL para que use tecnologia de ponta na expansão da rede de água e esgoto sem transtornos na superfície: a escavação com método não destrutivo (MND), utilizando sonda do processo perfuração horizontal direcional (HDD), tendo por objetivo a instalação de tubulações subterrâneas da rede de água e esgoto em Xinguara.
Justificativa:
Atualmente, um dos principais problemas das cidades é a disputa por espaço. Sob o ponto de vista da engenharia, uma malha infindável de carros, ônibus, pedestres, prédios de escritórios, centros comerciais e outros elementos da paisagem urbana dificultam sobremaneira a realização das obras, especialmente nos espaços subterrâneos das grandes cidades.
Hoje nas implantações de água realizadas pela BRK AMBIENTAL em Xinguara são utilizados métodos convencionais operacionais como uma retroescavadeira realizando valas e provocando descartes como mala e acúmulo de aterros nas ruas e avenida, tal maneira que leva o nosso mandato a realizar esse indicação para que governo municipal de Xinguara dialogue com a empresa para utilize uma maneira que Método Não Destrutivo (MND) – que consiste em técnicas de operacionalização de redes subterrâneas sem a necessidade de aberturas de valas – é uma alternativa que vem ganhando terreno no mundo da construção, podendo ser dividida em dois segmentos. O MND permite o assentamento de novas tubulações e recuperação de tubulações existentes com o mínimo de transtorno à população.
É um método oneroso, mas se mostra eficaz, causando menos impacto para os moradores, e até econômico, evitando os cortes da pavimentação das ruas e a posterior recuperação dessa pavimentação. É uma tecnologia de ponta e conta com os sensores da sonda que indicam a profundidade da rede a ser instalada e os possíveis problemas a serem corrigidos.
Esse processo, de tecnologia norte americana, possibilita a instalação de tubulações subterrâneas em solo ou rocha de 40 mm até 800 mm dependendo do tubo utilizado e do tipo de solo.
Executa-se primeiramente um furo piloto utilizando-se a sonda perfuratriz, com giro de 360°, proporcionando adaptação às mais diversas situações, com grande mobilidade. Acoplado à perfuratriz existe um tanque misturador de fluído de perfuração.
A cabeça de perfuração, graças a sua geometria, possibilita o direcionamento do furo piloto em qualquer direção e os jatos de fluído de perfuração, desmontam o solo, avançando a escavação.
Normalmente são utilizadas hastes de perfuração em segmentos de 3,00 m confeccionadas em aço especial, com flexibilidade necessária para desenvolver a trajetória de perfuração planejada anteriormente.
Importante lembrar que essa Tecnologia já foi utilizada em Xinguara pela Operadora Vivo na implantação de cabos ópticos subterrâneos até central da Vivo que fica ao lado da torre do SBT – possibilitou a implantação da rede forma menos impactante para a população, sendo feita de forma subterrânea, evitando corte na pavimentação das ruas e estradas.
Nelcino Lopes de Oliveira
Vereador Proponente