INDICAÇÃO N.º 191/2025 de 30 de setembro de 2025.

INDICAÇÃO N.º 191/2025

Xinguara, 30 de setembro de 2025.

 

 

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

 

A vereadora ao final subscrita, consoante o Regimento Interno dessa Casa, vem, respeitosamente, indicar ao Prefeito Municipal de Xinguara, que sejam adotadas medidas para ampliar a oferta de consultas oftalmológicas na rede pública de saúde do município, contemplando crianças, adolescentes e adultos, em razão da alta demanda e da crescente procura por esse tipo de atendimento.

 

Justificativa:

A saúde ocular é fundamental em todas as fases da vida, especialmente na infância e adolescência, quando o diagnóstico precoce de problemas de visão pode impactar diretamente no desenvolvimento escolar e na qualidade de vida. Entre os adultos, a detecção e o acompanhamento de doenças oftalmológicas são igualmente essenciais para a prevenção de complicações mais graves, como a perda parcial ou total da visão. Entretanto, muitos usuários da rede pública têm enfrentado dificuldades para agendar consultas oftalmológicas, devido à limitação de vagas e à grande procura pelo serviço no município.

Sendo assim, a ampliação do número de atendimentos oftalmológicos – seja por meio do aumento da carga horária dos profissionais já contratados, da contratação de novos especialistas, da realização de mutirões ou da celebração de convênios – se faz necessária e urgente para atender a população de forma mais eficiente e humanizada.

Desta forma, esta indicação busca promover melhores condições de acesso à saúde visual da população, contribuindo diretamente para o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes.

 

 

Michele Aparecida Gomes da Silva

                                             Vereadora Proponente