INDICAÇÃO 103∕2017

                                                                                                 Xinguara, 04 de outubro de 2017.

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

            A vereadora que esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, vem mui respeitosamente solicitar do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, que seja disponibilizada a prestação de serviço gratuito de Fisioterapia para atender a população dos Distritos: São Francisco, São José do Araguaia e Rio Vermelho, pelo menos duas vezes por semana.

 

 

JUSTIFICATIVA:

Erra quem pensa que a infecção pelo chikungunya causa dores terríveis apenas durante os dias em que o vírus está circulando no corpo da pessoa que o contraiu. Especialistas explicam que as dores e outros problemas mais sérios persistem em uma porcentagem de pessoas que foram picadas pelo mosquito que carregava esse vírus. Inflamação crônica nas juntas, problemas de visão e até mesmo uma espécie de meningite.

A dor do chikungunya, de acordo com especialistas, é como se fosse um problema reumatológico. Há estudos de acompanhamento desses pacientes que mostram que realmente um percentual bastante significativo pode ter sintomas articulares até três anos depois da infecção. A dor articular pode ser muito aguda, intensa e incapacitante, impedindo a pessoa de andar e fazer suas atividades diárias, e também pode levar à incapacitação de forma crônica alertam os médicos.

Nesse sentido, ouvi relatos de moradores do Distrito São Francisco que evidenciam que, após infecções pelos vírus causadores da Chikungunya e da Zika, continuam a sentir intensas dores que os incapacitam para realizarem suas atividades cotidianas.

A Fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida. Assim, solicito que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize Fisioterapeutas para atuarem na localidade, pelo menos, duas vezes por semana para atenderem os que sofrem com as sequelas das infecções mencionadas bem como os que apresentam outras queixas que poderiam ser minimizadas com a intervenção de tais profissionais da área da saúde.

Esta é a minha indicação, salvo melhor juízo dos nobres colegas vereadores.

              

 

              ÉBIA REGINA MENDANHA DA COSTA

                               Vereadora Proponente