Receita Federal alerta para uma nova modalidade de golpe que está sendo realizado de forma mais intensa. De acordo com o órgão golpistas estão solicitando pelos correios, via correspondência, à atualização de dados cadastrais para aplicar golpes. A receita informa que nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos.

Segundo a receita o endereço informado nas correspondências não tem nenhuma relação com o site da Receita. Apesar de conter nome e o logotipo, a carta é uma tentativa de golpe que não é enviada pelo órgão.

“A receita federal não encaminha solicitação de dados bancários para contribuintes. Se o contribuindo necessitar atualizar essa documentação ele deve procurar umas das unidades conveniadas como correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica e solicitar alterações de dados cadastrais ou atualização”, explica Luiza Maria Pinto, Supervisora Regional da Receita.

A Receita também alerta que atualização de dados bancários só é solicita em dois momentos, sempre na declaração do imposto de renda da pessoa física, cujo prazo encerrou em abril de 2017.

“São aquelas situações em que o contribuinte na sua declaração seja concluído um valor a ser reinstituído do imposto de renda ele deve informar a banco, agencia e conta no qual a recita irá fazer o crédito dessa reinstituição ou o contribuinte com saldo de imposto a pagar que faça a opção pelo débito automático do pagamento das cotas. Sempre através da declaração.”, informa a supervisora.

A Receita Federal orienta que se caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal, acessar o site (http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato), com um certificado digital ou gerando um código de acesso ele pode consultar, atualizar dados. Nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal.

Fonte: G1