O presidente da Câmara Municipal de Xinguara, Adair Marinho da Silva esteve em Belém nesta segunda-feira (11), onde participou de evento em celebração ao Dia Internacional Contra a Corrupção e premiação oferecida pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará – TCM-PA, a prefeitos e presidentes de câmara municipais que cumpriram 100% das exigências da Lei nº 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação

Pela primeira vez a Câmara Municipal é premiada. A adequação do Portal às exigências legais foi realizada após o presidente firmar, no início do ano, um  Termo de Ajustamento de Gestão – TAG da Transparência. Das 144 câmaras paraenses, apenas 60 foram premiadas, o que evidencia a relevância do Feito. O evento é de iniciativa do TCM-PA em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Ministério Público do Estado (MPE), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM) e Observatório Social de Belém (OSB).

Para o presidente Adair Marinho, a conquista é de grande valia. em sua primeira gestão frente à Edilidade Municipal, tomou a transparência como uma das suas prioridades, a fim de manter a característica legalista e fiscalizadora que é marca evidente de toda a sua carreira política. Para o gestor ainda há muito a ser feito. o próximo passo é modernizar o sistema de informações de todos os setores da Câmara, e promover orientações para que o acesso a informação seja garantido e facilitado a toda a população.