INDICAÇÃO 75-2019 Patio da escola download PDF

INDICAÇÃO 75∕2019

Xinguara, 13 de março 2019.

A Vereadora que esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, vem mui respeitosamente indicar à Secretaria Municipal de Educação que ofereça a todos os professores efetivos desta Secretaria, curso de formação na área de Educação Especial.

Além de aprender a adaptar o planejamento e os procedimentos de ensino, é preciso que os educadores olhem para as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações.

O sistema educacional brasileiro passou por grandes mudanças nos últimos anos e tem conseguido cada vez mais respeitar a diversidade, garantindo a convivência e a aprendizagem de todos os alunos. As práticas educacionais desenvolvidas nesse período e que promovem a inclusão na escola regular dos alunos com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva e múltipla), com transtorno global do desenvolvimento e com altas habilidades, revelam a mudança de paradigma incorporada pelas equipes pedagógicas. Essas ações evidenciam os esforços dos educadores em ensinar a turma toda e representam um conjunto valioso de experiências.

A formação e a aquisição de conhecimentos sobre a educação inclusiva são imprescindíveis para fundamentar a prática pedagógica dos professores. A formação continuada possibilita ao professor a atualização e a transformação de sua prática profissional.

O acesso ao conhecimento e o exercício da reflexão permitem a ressignificação do princípio e a possibilidade  de mudar os paradigmas já construídos.
Quando as escolas disponibilizam espaços de integração dos professores – para que possam manifestar suas necessidades -, elas cumprem sua função na Educação inclusiva.  É importante a equipe gestora, que respeita as necessidades dos docentes, possa organizar reuniões com temas para estudo e pesquisa para a formação continuada dos educadores.

Considerando a relevância e pertinência do assunto, apresento esta Indicação no sentido de solicitar do Poder Executivo Municipal, o apoio dos nobres colegas vereadores para a aprovação desta proposta.

ÉBIA REGINA MENDANHA DA COSTA

Vereadora