INDICAÇÃO 69-2019 um posto saude Download PDF

INDICAÇÃO 69∕2019

Xinguara, 11 de março 2019.

A vereadora que a esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, vem mui respeitosamente solicitar que o Poder Executivo Municipal, realize a construção de um Posto de Saúde no Jardim Tropical.

A Atenção Básica à Saúde compreende um conjunto de ações, de caráter individual e coletivo, que engloba a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o tratamento e a reabilitação e constitui o primeiro nível da atenção do Sistema Único de Saúde. A democratização desses serviços atende os princípios do SUS e proporciona rapidez na prevenção, diagnóstico e maior eficiência no tratamento. Postos de saúde desempenham esse papel em meio às comunidades de todo o país, porém, mesmo nos dias de hoje, nem toda microrregião possui uma unidade de atenção básica como um posto de saúde.

As desigualdades sociais são as grandes responsáveis por essa proximidade à baixa ou inexistente oferta de serviços básicos de saúde nas comunidades mais carentes. Quando esses serviços inexistem na região, ou são desconhecidos pela população local, tais comunidade ficam sujeitas a inúmeros riscos epidemiológicos.

Ressaltada a importância da atenção básica em cada bairro, facilitando e familiarizando o acesso da população local aos serviços de atenção básica oferecida pelo sistema de saúde nas periferias e comunidades carentes, solicito o apoio.

É pelo exposto que pedimos aos Nobres colegas Vereadores que aprovem esta indicação.

Ébia Regina Mendanha da Costa

Vereadora