INDICAÇÃO 34-2019 Download PDF

INDICAÇÃO 34/2019                               de 31 de janeiro de 2019.

O Vereador que a esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, vem mui respeitosamente indicar ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilize um profissional da área da Psicologia para atender aos profissionais que atuam na Unidade Pronto Atendimento – UPA.

JUSTIFICATIVA:

Há várias demandas da Equipe de Saúde no qual o Psicólogo percebe e tem seu objetivo de estar por perto para dar o devido suporte: estresse no ambiente de trabalho; perdas significativas de pacientes; altas horas de trabalho; pacientes sequelados em cirurgia; depressão; Síndrome de Burnout; e demandas pessoais.

Muitos profissionais da saúde pedem demissão pelo desequilíbrio emocional e pelos fatores ambientais. Há relatos até mesmo de suicídio de profissionais, muitos estudos apontam que os profissionais mais afetados são os dos Pronto-Socorros e Emergências.

A rotina dos profissionais na UPA é de extrema tensão, muita correria, horas extensas de trabalho, muitas vezes o profissional passa mais tempo no ambiente de trabalho do que com a família ou pessoas queridas.

Para amenizar este quadro, a atuação do Psicólogo, junto à equipe de saúde e aos atendentes, permite que os profissionais tenham espaço de ser ouvido, descobrir suas limitações, levantar caminhos para enfrentá-la e a trabalhar com o alívio das tensões.

Pela relevância da questão levantada, conto com os apoios dos nobres Pares no sentido de aprovarem a presente indicação a fim de que seja encaminhada ao Executivo Municipal para as providências julgadas aplicáveis.

Vereador Proponen