Nesta sexta-feira, 29, os vereadores representantes das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento, e Terras, Obras, Serviços e Bens Públicos da Câmara Municipal de Xinguara realizaram uma importante reunião, com objetivo de analisar a instalação de novo loteamento urbano no município, através do Projeto de Lei 06/2019, que autoriza a criação do Setor Jardim Tropical II, nesta cidade. Além das comissões, a reunião contou com a presença de representantes da Imobiliária Buriti, responsável pelo empreendimento, e representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura.

Na pauta, os vereadores apresentaram as necessidades de melhorias processuais, estruturais e administrativas, visando maior segurança para os cidadãos que adquirirem tais lotes e também contrapartidas sociais que venham beneficiar nossa cidade. Dentre as solicitações, foram cobradas execuções de obras estruturais nos loteamentos já existentes sob a responsabilidade da empresa, além da conclusão da obra da ponte que liga os Setores Selectas e Universitário, compromisso da empresa com o município. Foi exaltada também a importância da criteriosa análise de impactos ambientais, e os vereadores cobraram da empresa contrapartida em ações sociais, como a construção de salas de aula ou unidade saúde no local.

Os representantes das comissões consideraram a audiência bastante produtiva, e a empresa sinalizou de forma positiva a boa parte das reivindicações. Os vereadores afirmam que o objetivo destas análises não é burocratizar, mas garantir segurança e benefícios a Xinguara e seus moradores.

A pauta continua em análise pelas comissões, e deve ser analisada nas próximas sessões ordinárias, que neste mês de abril ocorrem entre os dias 1º e 4, e é muito importante a participação popular, não só nesta, mas em todas as pautas, que definem o futuro de nosso município.