INDICAÇÃO 123∕2018 – Ébia Regina Mendanha da Costa

INDICAÇÃO 123∕2018

                                                                                                        Xinguara, 08 de agosto de 2018.

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

            A vereadora que esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta Casa de Leis, vem mui respeitosamente solicitar que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, que sejam realizadas ações de conscientização e enfrentamento à Fibromialgia englobando campanhas educativas e capacitação de equipe multidisciplinar visando agilidade nos diagnósticos e eficiência no tratamento dos doentes.

Justificativa:

 

 

Dores musculares fortes em diferentes regiões do corpo, de forma crônica, podem ser um indício de uma doença que atinge principalmente mulheres entre os 35 e 44 anos – que chegam a representar 90% dos pacientes em tratamento para a Fibromialgia. A enfermidade é uma das doenças mais frequentes e acomete 2,5% da população brasileira.

No passado, pessoas com queixas de dores generalizadas tinham esses sintomas atribuídos predominantemente a fatores de cunho emocional. Depois de melhor estudada, concluiu-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso.

Quem sofre de Fibromialgia vive não apenas com o incômodo das dores, mas também com o desconhecimento da origem e da causa dos sintomas, já que a doença não é diagnosticada por exames laboratoriais, apenas pela identificação das queixas e dos pontos dolorosos. Em virtude disso, as pessoas costumam peregrinar por sete médicos, em média, até descobrir o problema, o que demora quase cinco anos. Não há radiografia, ressonância ou exame de sangue que revele sua existência. Algumas das características que indicam o mal são a fadiga, rigidez muscular, dor após esforço físico e anormalidades do sono – além de sintomas depressivos, ansiedade, deficiência de memória, desatenção e cefaleia.

É possível melhorar a qualidade de vida nos âmbitos pessoal, social e profissional. Existem tratamentos medicamentosos que ajudam a controlar os sintomas, como analgésicos, relaxantes musculares, antidepressivos e neuromoduladores. A prática de atividades físicas leves, a exemplo da caminhada, do pilates, da hidroginástica e da natação, também é ótima aliada.

Por englobar uma série de sintomas em diferentes partes do corpo e, particularmente, em relação ao quadro psicológico do paciente, especialistas indicam que o tratamento aconteça por equipe multidisciplinar, formada por reumatologista, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista.

Visando minimizar os problemas enfrentados pelas pessoas que apresentam sintomas da fibromialgia, é fundamental a adoção de medidas que promovam e disseminem a conscientização e o enfrentamento da síndrome. Por isso, apresento esta indicação e solicito apoio dos nobres colegas vereadores no sentido de aprová-la objetivando informar à sociedade sobre a importância do diagnóstico e a difusão das demais legislações que garantem serviços e benefícios específicos ao paciente.

 

 

 

 

Ébia Regina Mendanha da Costa

Vereadora Proponente

Print Friendly, PDF & Email

About author

LEI Nº 345/96

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE XINGUARA GABINETE DO PREFEITO     LEI Nº 345, DE 16 DE ABRIL DE 1996.     Autoriza o  ...
Accessibility
X