Receita Federal alerta para criminosos que usam os correios para aplicar golpes

Receita Federal alerta para uma nova modalidade de golpe que está sendo realizado de forma mais intensa. De acordo com o órgão golpistas estão solicitando pelos correios, via correspondência, à atualização de dados cadastrais para aplicar golpes. A receita informa que nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos.

Segundo a receita o endereço informado nas correspondências não tem nenhuma relação com o site da Receita. Apesar de conter nome e o logotipo, a carta é uma tentativa de golpe que não é enviada pelo órgão.

“A receita federal não encaminha solicitação de dados bancários para contribuintes. Se o contribuindo necessitar atualizar essa documentação ele deve procurar umas das unidades conveniadas como correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica e solicitar alterações de dados cadastrais ou atualização”, explica Luiza Maria Pinto, Supervisora Regional da Receita.

A Receita também alerta que atualização de dados bancários só é solicita em dois momentos, sempre na declaração do imposto de renda da pessoa física, cujo prazo encerrou em abril de 2017.

“São aquelas situações em que o contribuinte na sua declaração seja concluído um valor a ser reinstituído do imposto de renda ele deve informar a banco, agencia e conta no qual a recita irá fazer o crédito dessa reinstituição ou o contribuinte com saldo de imposto a pagar que faça a opção pelo débito automático do pagamento das cotas. Sempre através da declaração.”, informa a supervisora.

A Receita Federal orienta que se caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas unidades da Receita Federal, acessar o site (http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato), com um certificado digital ou gerando um código de acesso ele pode consultar, atualizar dados. Nenhum outro site ou endereço na Internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal.

INDICAÇÃO 109/2018 – Ébia Regina Mendanha da Costa

INDICAÇÃO 109/2018                                                        de 02 de agosto de 2018. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, A Vereadora que esta subscreve, com base nos termos do Regimento Interno desta ...